A Cachaçaria Nacional comercializa mais de 2000 rótulos e acaba de lançar uma cachaça premium própria

Fundada por Rafael Araújo e Marcos Paolinelli, a Cachaçaria Nacional é o maior e-commerce de cachaças do mundo. Com a finalidade de conectar o consumidor aos pequenos produtores artesanais de alambique, ela comercializa mais de 2000 rótulos de cachaça. A novidade é que a Nacional acaba de lançar um rótulo premium literalmente próprio.

A Cachaça Rafael Araújo leva a assinatura do sócio da Cachaçaria Nacional, um dos maiores especialistas da bebida do Brasil. Por isso, ele selecionou a destilaria Weber Haus, de Ivoti (RS),  a mais premiada do Brasil, detentora de mais de 140 prêmios em concursos ao redor do mundo, para produzir esta edição para lá de especial. Ela envelheceu por cinco anos nos mais nobres barris de carvalho americano de primeiro uso, ou seja, nunca utilizados, para conferir todas as suas propriedades para a cachaça.

No olfato, a Cachaça Rafael Araújo exala notas de baunilha e florais seguidas por toques de caramelo e chocolate. Seu descanso em taça revela ainda uma evolução que desperta um fino aroma de mel silvestre. Na boca, ela estimula os paladares sofisticados trazendo as melhores sensações licorosas e aveludadas. Uma cachaça marcante e madura, porém, suave e sem ardor ao deglutir.

Extremamente versátil, ela harmoniza com pratos que possuem elementos condimentados sutis e carnes vermelhas. Para a sobremesa, essa selected barrel não deixa por menos, podendo acompanhar doces delicados e licorosos que incluam frutas secas, castanhas e caldas.

“A cachaça é a bebida mundial que possui mais produtos armazenados em madeiras distintas. Enquanto bebidas como whisky e rum passam apenas em uma (carvalho), nossos mestres alambiqueiros e pesquisadores continuam a descobrir madeiras maravilhosas para armazenar nossa cachaça. Encontrei nas cachaças envelhecidas em barris de carvalho americano uma das melhores nuances do destilado e escolhi esse envelhecimento para a Cachaça Rafael Araújo”
Rafael Araújo, co-fundador da Cachaçaria Nacional

A Cachaça Rafael Araújo possui um ritual próprio: sirva no máximo um terço da taça, aguarde ao menos 2 minutos para sentir seus aromas. Coloque uma pequena porção na boca para uma primeira prova, rode toda língua antes de engolir. Aguarde 6 segundos, coloque mais uma pequena porção e sinta o seu aveludado na língua, engula novamente. A partir disso, deguste à vontade!

O mercado de cachaça

Mundialmente conhecida como um dos principais patrimônios da cultura brasileira, a cachaça hoje possui status de bebida requintada. O mercado atual conta com quase 5.000 marcas do destilado, sendo produzidos, anualmente, quase 2 bilhões de litros.

Mesmo com tantas marcas, a maioria fica restrita somente aos mercados locais. Já as industrializadas chegam aos grandes varejos limitando o consumidor final a apenas algumas opções. Foi justamente para mudar essa situação que o especialista Rafael Araújo criou a Cachaçaria Nacional.

Há mais de 10 anos, Rafael roda o Brasil a procura de cachaças autenticamente artesanais e em conhecer todos os seus detalhes de produção diretamente dos alambiques onde são produzidas. Viajou por quase todos os estados produtores, o que lhe rendeu mais de 2 mil rótulos degustados (e contando): uma biblioteca sensorial digna de pouquíssimos especialistas de cachaça no país.

“Quando decidimos iniciar o empreendimento, nossos estudos nos mostraram que a maioria da população não tinha conhecimento sobre o universo da cachaça como métodos produtivos, história, degustação, harmonização, dentre outros assuntos. Com isso, traçamos nosso objetivo: educar o consumidor; democratizar o consumo; buscar os melhores produtos do Brasil e ofertar o máximo de rótulos de cachaças ligando, desse modo, os pequenos produtores aos consumidores”
Rafael Araújo, co-fundador da Cachaçaria Nacional

Fundada em janeiro de 2010, a Cachaçaria Nacional se tornou a maior loja de cachaças online do mundo, com mais de 2000 rótulos disponíveis. Embora seu foco principal seja o destilado brasileiro vindo de alambiques de todo o país, a empresa também comercializa uma grande gama de produtos desse universo, como acessórios para degustação, queijos, mostardas e pururucas mineiras. Além disso, outras bebidas como licores e gin artesanais de pequenos produtores de Minas Gerais também estão no catálogo do e-commerce.

“O foco da Cachaçaria Nacional sempre foi e será a velha e boa cachaça, mas cada vez mais os consumidores buscam, destes mesmos produtores artesanais, a possibilidade de expandir seus horizontes sensoriais. Por isso, os gins, que estão muito em alta com os públicos mais jovens principalmente, começaram a ter importância, e os produtores, assim como nós, não querem ficar pra trás”
Rafael Araújo, co-fundador da Cachaçaria Nacional

O centro de distribuição da a Cachaçaria Nacional fica em Belo Horizonte (MG), mas o e-commerce comercializa seu portfólio para todo Brasil no www.cachacarianacional.com.br. A Cachaça Rafael Araújo está disponível pelo preço sugerido de R$ 237. Outras informações no https://blog.cachacarianacional.com.br