Editora Krater e Ambev anunciam concurso para encontrar novo escritor de livro cervejeiro no Brasil
A Editora Krater, em conjunto com a Academia da Cerveja, escola de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, abre inscrições para concurso que selecionará novo escritor para publicar gratuitamente um livro sobre o mundo cervejeiro. A iniciativa inédita chega para impulsionar a democratização e fomento do conhecimento por meio de uma literatura brasileira sobre cerveja. O vencedor contará, inicialmente, com pelo menos mil exemplares de sua obra impressos, além do adiantamento de royalties no valor de R$ 5.000.
Qualquer pessoa, maior de 18 anos, que tenha interesse em transformar sua ideia sobre a temática da cerveja em publicação pode se inscrever no Edital da Nova Publicação Cervejeira até 30 de novembro de 2021. Após a data, começam as fases do voto popular e avaliação de um corpo de jurados formado por Alexandre Esber, Bia Amorim, Cilene Saorin, Gabriela Lando, Gustavo Abreu, Gustavo Faraon, Laura Aguiar, Pedro Paranhos, Jayro Pinto e Roberto Alves da Fonseca.
Para participar, é necessário preencher, gratuitamente, a ficha de inscrição pelo site, apresentando título da obra, sumário do livro, obra completa ou trecho com número de caracteres mínimo. O conteúdo proposto deve ser inédito e não há limite de subscrição de material por candidato.
“Temos grandes especialistas em cerveja aqui no Brasil, e o histórico da Editora Krater mostra que há uma enorme demanda por referências bibliográficas de qualidade sobre o assunto. Desde o início, sempre tivemos a intenção de não apenas traduzir obras estrangeiras, mas também de fomentar autores nacionais”
Diego Masiero, cofundador da Editora Krater
O futuro livro também é uma iniciativa para viabilizar o desenvolvimento de novas obras escritas em português sobre cerveja, uma vez que neste primeiro concurso a obra será publicada com o aval de um grupo de jurados especialistas e com a garantia de retorno financeiro para o autor. Além disso, visa estimular o interesse pelo setor que gera, direta e indiretamente, mais de dois milhões de empregos, de acordo com dados da SINDICERV, Sindicato Nacional de Indústria Cervejeira.
“Desde a criação da Academia da Cerveja, vemos o quanto a ciência por trás da cerveja interessa o brasileiro. E é indiscutível quantos talentos nós vemos nascer todos os dias, seja com o estudo de uma nova técnica de cultivo, a defesa de um novo estilo de cerveja brasileiro, ou pesquisas sobre uma nova levedura. Assuntos que merecem ser registrados para ampliar e compor a nossa literatura, que ainda engatinha”
Alexandre Esber, professor, mestre-cervejeiro e gerente da Academia da Cerveja.
Para quem não conhece, a Academia da Cerveja foi lançada pela Ambev, em 2020, com o objetivo de fomentar o conhecimento e a cultura cervejeira, democratizando o acesso à informação sobre esta que é uma das bebidas mais consumidas no país.
“A parceria com a Editora Krater não poderia chegar em melhor momento. Estamos muito animados em apoiar um projeto que empodera talentos no Brasil, ao lado de uma empresa que é referência em educação cervejeira para todo beer lover”
Alexandre Esber, professor, mestre-cervejeiro e gerente da Academia da Cerveja.
Para se inscrever e para mais informações acesse https://www.editorakrater.com.br/edital/