O Bitter Day é uma ação de 60 cervejarias e brewpubs para que o consumidor conheça estilos da escola inglesa

O consumidor brasileiro nunca teve à sua disposição tantas opções de cerveja. Porém, ainda é preciso disseminar informação e apresentar novos sabores ao público. Foi com esse objetivo que o Movimento Toda Cerveja organizou uma ação coletiva: o Bitter Day.

No dia 8 de setembro, 60 cervejarias e brewpubs brasileiros farão o lançamento ou relançamento simultâneo de cervejas dos estilos Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. É o maior lançamento do tipo já realizado no país. Tanto as marcas que estão incluindo os estilos de forma inédita quanto aquelas que estão relançando os seus produtos terão uma identidade visual padronizada.

De acordo com Daniel Jeffmann, cervejeiro da Fat Bull Beer e um dos idealizadores do movimento, as Bitters são cervejas muito alinhadas com o clima brasileiro e o tipo de bebida que o consumidor aprecia, embora ainda não esteja entre as mais vendidas.

“São estilos refrescantes, saborosos e levemente amargos, que convergem com os momentos e o hábito de consumo local. Queremos apresentar ao consumidor essa possibilidade e trazer para perto aqueles que, por desconhecimento ou receio, acabam não provando
Daniel Jeffmann, cervejeiro da Fat Bull Beer

“Acreditamos que a consolidação e o crescimento do mercado nacional de cerveja passam por provocarmos o consumidor para que ele conheça estilos além das Pilsen e das IPAs, que lideram as vendas. A adesão de 60 cervejarias e brewpubs a esta primeira ação, dedicada a cervejas da escola inglesa, mostra que esse é um sentimento compartilhado
Janderson Martini, da Old Captain e também integrante do movimento.

Mais sobre os estilos

Os lançamentos estão enquadrados em um dos três estilos: Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. Cervejas de alta fermentação, elas têm em comum a cor levemente acobreada e adição de lúpulos ingleses. Como principais características das Bitters, o Beer Judge Certification Program (BJCP) destaca o alto drinkability e a refrescância.

A variação entre os três estilos acontece pelo teor alcoólico, amargor e cor. A mais leve, Ordinary Bitter, pode ter entre 3,2% e 3,8% de teor alcoólico e 25 a 35 IBUs (escala internacional de amargor que vai de 0 a 120).

Já as Best Bitter, conhecidas também como Special Bitter, podem ter entre 3,8% e 4,6% de teor alcoólico e amargor de 25 a 40 IBUs.

Por fim, as Strong Bitter, conhecidas também como Extra Special Bitter ou ESB, apresentam teor alcoólico que varia entre 4,6% e 6,2% e índice de IBUs entre 30 a 50.

Movimento Toda Cerveja

Criado em agosto de 2021 por cervejarias independentes brasileiras, o Movimento Toda Cerveja tem como objetivo realizar ações colaborativas entre marcas de todo o país para a disseminação da cultura cervejeira. A iniciativa foi de Daniel Jeffmann (da Fat Bull Beer), Janderson Martini (da Old Captain) e Vinícius Cordeiro (das marcas Veterana e Ruradélica). O Bitter Day é a primeira ação coordenada pelo movimento.

Algumas cervejarias participantes: Itaci, Heresia, Green Head, Garoa, Galeza, Front Bier, Fábula, Enigma, Donner, Dona Lupulina, Divisa, Divino Malte, 77, Casa Malte, Brewpoint, Bragantina, Biertal, Bella Beer, B73, Brew Up, BR Brew, Bonito Beer, Balbúrdia, Babel, Armada, Alce Bier, Ade Bier, Veterana, Ruradélica, Fat Bull e Old Capitain.

Mais informações estão no Instagram @todacerveja.