Johnnie Walker leva Grand Prix no Cannes Lions com emocionante campanha que corrige um erro histórico na música brasileira com a cantora Alaíde Costa

A Diageo Brasil encantou no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, o maior evento global da publicidade, realizado este ano de 16 a 21 de junho na Riviera Francesa, com a inspiradora campanha “Errata at 88” do whisky Johnnie Walker. A campanha inovadora e comovente criada pela AlmapBBDO levou o prêmio máximo, o Grand Prix, que corrigiu um erro histórico na música brasileira com a cantora Alaíde Costa, uma das fundadoras da Bossa Nova, que foi ignorada em um show no Carnegie Hall em 1962 devido ao preconceito por ser mulher e negra.

A campanha da Johnnie Walker estabeleceu uma parceria com a Folha de São Paulo que escreveu uma “errata de 70 anos”, colocando Alaíde no lugar de destaque que ela sempre mereceu. A repercussão entre a classe artística foi surpreendente, mobilizando nomes importantes da música para reconhecer a trajetória de Alaíde.

Em outubro de 2023, ao descobrir que haveria uma segunda edição do show que lançou a Bossa Nova em 1962, novamente sem Alaíde, a campanha foi além, conseguindo que ela fosse convidada e subisse ao palco do Carnegie Hall, onde foi aplaudida de pé por mais de três minutos. A repercussão foi explosiva, finalmente trazendo o reconhecimento da mídia e do público.

Errata at 88” foi tão poderosa que não só celebra a emocionante correção histórica da lenda da Bossa Nova, como também o talento de Alaíde Costa, que finalmente recebeu o reconhecimento merecido. E para a Johnnie Walker também reforça a missão da marca em inspirar mudanças positivas na sociedade.

“Mais do que uma peça publicitária, ‘Errata at 88’ é uma declaração poderosa sobre a importância de reconhecer e celebrar todas as vozes, corrigindo erros do passado para a construção de um futuro mais inclusivo. Ver o reconhecimento merecido de Alaíde, e agora receber o reconhecimento de nossa campanha em Cannes, é gratificante e endossa a nossa confiança de que estamos seguindo no caminho certo de conexão com a cultura e o coração do nosso consumidor, que é a grande razão de todo o nosso trabalho”
Guilherme Martins, VP de Marketing da Diageo no Brasil

Com tudo isso, Alaíde vive atualmente, aos 88 anos, o sucesso que sempre mereceu: um aumento de 747% nas buscas no Google, 318% no YouTube, 800% em ouvintes no Spotify e 500% em convites para cantar em grandes palcos.

Clique aqui para ver o vídeo em inglês da campanha e aqui a versão em português. Mais informações no Instagram: @diageobrasil.