O canadense James Grant foi o grande vencedor da 12ª edição do World Class Competition 2021, maior e mais respeitado campeonato de coquetelaria do mundo

O World Class Competition 2021, maior e mais respeitado campeonato de coquetelaria do mundo, acaba de anunciar o melhor bartender do mundo direto de Madrid, na Espanha. O canadense James Grant foi o grande vencedor batendo 49 outros competidores do mundo todo. A disputa que aconteceu de 04/07 a 08/07, envolveu vários desafios com rótulos como Johnnie Walker, Ketel One, Tanqueray N10, The Singleton, Don Julio e Talisker, todos pertences ao portfólio da Diageo, organizadora do concurso.

Os competidores chegaram à essa final mundial após um ano marcado por mudanças e inovações. O campeonato teve que se adaptar diante do impacto da COVID-19 em diversos países, inovando em seus processos e ocorreu em formato totalmente digital.

O grande vencedor da edição, James Grant, representante do Canadá, faz parte do time do bar Little Hong Kong, em Edmonton, Alberta. É um bar “secreto”, de 16 lugares, escondido atrás de um armário antigo dentro do restaurante Baijiu com uma inspiração visual da rica história colonial da cidade, que remete a uma Hong Kong da era vitoriana. Um bar de alta coquetelaria com a mesma pegada do Subastor em São Paulo.

Ele apresentou toda a sua criatividade e técnica na elaboração de coquetéis nos cinco desafios das marcas já citadas do portfólio da Diageo. O painel de jurados foi composto por grandes vencedores, mixologistas premiados, escritores especializados em bebidas e jornalistas.

“Não acredito que ganhei! Todos os bartenders foram incríveis e ser escolhido o vencedor deste ano, depois do ano que todos nós tivemos, é inacreditável. Quando comecei minha jornada como bartender, nunca pensei que chegaria até aqui. Fui muito inspirado pelo senso de comunidade e criatividade de todos ao meu redor, foi algo contagiante e logo me apaixonei por esse trabalho e pelas oportunidades. Ganhei força e determinação para procurar e aprender com os melhores nesse setor e foi isso que me trouxe até aqui hoje. Quero agradecer a todos aqueles que fizeram parte dessa jornada, e agora quero inspirar novos bartenders a encontrarem uma carreira no extraordinário mundo da coquetelaria”
James Grant, bartender vencedor da a 12ª edição do World Class Competition 2021

James nasceu em Melbourne em uma família de militares, antes de se mudar para o Canadá. Depois de se estabelecer em Alberta, estudou inglês e redação criativa na University of Alberta e trabalhou em comunicação e relações públicas. James então se mudou para Londres, onde começou a trabalhar como bartender e rapidamente se apaixonou pela profissão. Ele voltou ao Canadá e trabalhou em alguns dos melhores bares de Alberta.

Como o Bartender do Ano 2021 do World Class Competition, James terá a oportunidade de viajar pelo mundo representando as marcas da Diageo Reserve e o World Class, trabalhando com parceiros comerciais globais e atendendo eventos culturais.

Participação do Brasil

A bartender Bianca Lima, do Wills Bar, de Porto Alegre, foi a grande vencedora da etapa brasileira do World Class Competition. Em uma disputa concorrida com 147 competidores de todo o Brasil, ela completou todas as etapas com maestria e conquistou o título de campeã do World Class Brasil 20/21. O drink que a consagrou foi o “Legendary Journey” (clique aqui para ver a matéria completa no Portal).

Ela representou o Brasil na grande final da competição. Bianca não levou, mas mostrou garra e tenacidade e deixou uma mensagem bacana nas suas redes sociais:

“Foram 1 ano e 5 meses, 5 etapas nacionais, 6 etapas globais, 22 masterclass e reuniões, 1 caderno cheio de rabiscos, 16 coquetéis autorais, 122 fotos, 25 desenhos de cocktails, 5 viagens, 82 ingredientes testados, 34 parcerias, 78 horas de gravação e 66 horas de leitura. Incontáveis noites em claro, lágrimas, sorrisos, amigos, desafios, superações e desenvolvimentos. E se você pensa que acabou aqui, não se engane. Acabou de começar! Essa é minha jornada, essa é a minha história! Avante com o coração grande. Tenho muito orgulho e gratidão por ser a campeã brasileira do World Class 2021”
Bianca Lima, bartender campeã brasileira do World Class 2021

O World Class é realizado anualmente pela Diageo como forma de fomentar a cultura de drinks e elevar o segmento a um novo patamar, como já ocorre com a gastronomia. A competição busca enaltecer a carreira de bartender oferecendo uma experiência única, que traz reconhecimento imensurável para os profissionais da área. O objetivo não é encontrar o drink perfeito e, sim, o profissional mais completo e criativo. Mais informações no https://www.theworldclassclub.com e https://www.facebook.com/WorldClass