CONHEÇA OS DRINKS VENCEDORES DO BAR ABERTO

0
8428

Revelamos as receitas para você fazer os drinks vencedores de cada episódio da 2ª temporada do reality Bar Aberto

A segunda temporada de Bar Aberto, o primeiro reality show da TV brasileira sobre coquetelaria, chegou ao fim no início de dezembro deixando muitas saudades em quem acompanhou os episódios. A boa notícia é que o Portal Mesa de Bar traz, com exclusividade, uma entrevista com Márcio Silva, o grande bartender no comando do reality, e a receita dos drinks vencedores de cada episódio, inclusive, o da grande vencedora, Ana Carla, feito à base de Chivas 15 e batizado de “Meu Sertão“.

Ao longo de oito episódios comandados por Márcio e Laura Vicente, os dez participantes passaram por diversos tipos de provas, nas quais precisaram criar drinks inéditos e especiais utilizando as principais marcas do portfólio Pernod-Ricard: Absolut, Ballantine’s, Beefeater, Chivas, Lillet e Ramazzoti.

A temporada foi gravada no Grand Hyatt, um dos hotéis mais prestigiados de São Paulo e casa do bartender Gustavo Rômulo, um dos jurados do programa, e contou com participações especiais em todos os episódios, como profissionais do ramo da coquetelaria e celebridades, como Preta Gil, Pocah, Esse Menino, Alice Guedes, Léo Young, Stephanie Marinkovic e Gloria Groove. Eles ajudaram os participantes a criarem os melhores drinks e tomaram a difícil decisão de eliminar alguém todas as semanas.

Os drinks feitos pelos participantes ao longo da temporada deram uma verdadeira aula de qualidade e atiçou ainda mais a vontade do público de aprender mais sobre a arte da coquetelaria. Conheça o drink vencedor de cada episódio e a sua receita. Detalhe: todos eles estarão disponíveis no menu de drinks do Grand Hyatt São Paulo.

Episódio 01 – Ana Carla
Nome do drink: Antônia

Ingredientes:
● 60ml de Ballantine´s Finest
● 20ml de Xarope de Açúcar
● ½ Limão Siciliano
● Meia rodela de limão siciliano
● Um pau de canela

Modo de preparo:
Na coqueteleira coloque ½ limão siciliano cortado e o xarope. Macere tudo, adicione o whisky, o gelo e bata bem até a coqueteleira gelar por fora. Depois sirva em copo baixo com gelo, com uma dupla coagem finalizado com meia rodela de limão siciliano e um pau de canela maçaricado.

Episódio 02 – Andrea Sousa
Nome do drink: Corpse Revival #2 da Deia

Ingredientes:
● 22,5ml Beefeater London Dry
● 22,5ml Lillet Blanc
● 22,5ml Triple Sec
● 22,5 ml Suco Limão Siciliano
● Absinto

Modo de preparo:
Resfrie a taça, a perfume com Absinto e reserve. Bata todos os ingredientes na coqueteleira com gelo. Sirva na taça com a técnica de dupla coagem.

Episódio 03 – Flávio Oliveira
Nome do drink: Alice no meu jardim

Ingredientes:
● 50ml Beefeater London Dry● 25 ml Vermouth Seco● 7 ml Ramazzotti Rosato● Flor Comestível● Framboesa● Moeda de limão siciliano

Modo de preparo:
Num mixing glass previamente gelado, coloque gelo e todos os ingredientes líquidos. Mexa por 10 – 15 segundos, tomando cuidado para não aguar. Coe o líquido para um copo baixo com gelo e decore com a moeda de limão siciliano, framboesa e flor.

Episódio 04 – Antonio Liu
Nome do drink: Dirty Vodka Martini

Ingredientes:
● 45 ml Vodka Absolut tradicional
● 15 ml Absolut Extract
● 20 ml salmoura
● 20 ml Vermute seco
● 3 Azeitonas
● 1 Zest de limão siciliano para perfumar
● 2 Dashes de bitter laranja

Modo de preparo:
Resfrie a taça previamente no congelador. Macere duas azeitonas, junte o resto dos ingredientes e coloque bastante gelo. Bata rápido e forte. Utilize a dupla coagem ao colocar na taça. Use uma azeitona espetada no palito para decorar a taça e finalize com um twist no zest de limão siciliano para liberar os óleos essenciais, perfumando, assim, o coquetel.

Episódio 05 – Andrea Sousa
Nome do drink: DeaApplescotch

Ingredientes:
● 50 ml de Whisky Chivas 12
● 20 ml Suco de maçã
● 15 ml xarope de mel
● 10 ml suco de limão siciliano
● 2 dashes de bitter de laranja
● Canela em pau
● Maçã desidratada

Modo de preparo:
Bata o whisky com suco maçã, suco de limão siciliano, xarope, bitter e gelo na coqueteleira
até ficar bem gelado. Sirva em um copo baixo previamente resfriado com um gelo grande. Faça um float de whisky em cima do gelo. Finalize com raspas de canela para aromatizar e decore com uma fatia de maçã desidratada.

Episódio 06 – Flávio Oliveira
Nome do drink: Hanky Panky do Flávio

Ingredientes:
● 45ml Beefeater London Dry bem gelado (gelar no congelador)
● 45 ml vermouth rosso
● 5 ml de fernet branca
● 1 pitada de flor de sal
● 3 gotas de bitter de laranja

Modo de preparo:
Gele antes a taça e o mixing glass. Nesse último, adicione gin, vermouth rosso, fernet branca, sal e bitter de laranja. Mexa por 10 segundos rigidamente. Coe para a taça gelada e decore com uma laranja.

Episódio 07 – Ana Carla
Nome do drink: Ponche da saudade
(Obs.: Essa prova não teve vencedor. Esse foi um dos drinks finalistas)

Ingredientes:
● 400 ml de Ballantine’s 12 anos
● 250 ml de água de coco
● 150 ml de xarope de tangerina
● Canela em pau defumada
● 2 maçãs
● 2 laranjas
● 1 carambola

Para fazer a redução de louro:
● folhas de louro
● Suco de 2 laranjas
● 50ml de água
● 3 colheres bailarina de açúcar

Modo de preparo:
Redução: Em uma panela, coloque as folhas de louro, o suco da laranja, água e o açúcar. Mexa bem em fogo baixo até reduzir. Na poncheira, coloque o whisky, água de coco, a redução de folhas de louro, o pau de canela defumado, as frutas cortadas e gelo. Depois sirva em copos com gelo.

Episódio 08 – Ana Carla
Nome do drink: Meu Sertão

Ingredientes:
● 30 ml de Chivas 15
● 15 ml bitter italiano
● 15 ml cachaça amburana
● 20 ml de suco de limão-siciliano
● 10 ml de xarope de açúcar demerara
● Folhas de tomilho
● 3 pedaços pequenos de manga
● 2 lances de bitter de laranja
● 3 gotas de extrato de baunilha

Modo de preparo:
Na coqueteleira coloque a manga, o xarope de açúcar e macere bem. Depois adicione o restante dos ingredientes, com a exceção do tomilho, e bata com bastante gelo. Por dupla coagem, passe o líquido para um copo defumado com o tomilho e uma pedra de gelo grande.

Minientrevista com Márcio Silva

Qual o balanço que você faz dessa segunda temporada do Bar Aberto?
Foi incrível! A primeira temporada foi minha primeira vez na televisão, tive muita ajuda, muitos ensinamentos por parte de todos da equipe, mas ainda estava pegando o jeito. Nesta atual temporada, tudo foi muito mais fluido, mais dinâmico e novamente pude aprender muito sobre televisão com pessoas incríveis.

Em relação aos drinks criados, quais você destacaria e por quê?
O clássico Corpse Reviver #2 da Andrea, apesar de alguns erros na execução, estava super bem balanceado. O Hanky Panky, do Flávio, impressionou bastante e, lógico, o Meu Sertão, da Ana Carla, que realmente bugou a cabeça de todos os jurados.

A coquetelaria está despertando cada vez mais interesse, tanto junto aos consumidores quanto atraindo profissionais e donos de bares, não?
A coquetelaria é ainda algo a ser desmistificado por muitos brasileiros. É uma cultura super antiga que está ganhando espaço cada vez mais forte nos últimos anos aqui no Brasil e sou super feliz de ser uns dos precursores deste movimento aqui depois de ter morado muitos anos fora do país. O programa é essencial para levar essa cultura a vários lares e mostrar o quanto pode ser divertido apreciar coquetéis de qualidade.

Um programa na TV sobre coquetelaria também é um indicador de que o mercado de bebidas como um todo está em alta no Brasil?
Está crescendo, novos profissionais estão surgindo, novos apreciadores estão começando a entender melhor a cultura de coquetéis, mas ainda não digo em alta ainda porque existe muito trabalho a ser feito. Mas o Brasil é país de oportunidades, então já já estaremos surfando uma grande onda com a coquetelaria.

O que podemos aguardar para uma próxima temporada?
Surpresa hahahahahahaha! Será com certeza a melhor temporada!

A grande vencedora foi a participante Ana Carla, que também ganhou duas provas ao longo da temporada. Todos os episódios da segunda temporada de Bar Aberto estão disponíveis no Globoplay. Além disso, no canal do Youtube, Humor Multishow, tem um compilado dos melhores momentos de cada episódio. Tim tim!

SEM COMENTÁRIOS