O icônico Apothek se reinventa no bar Apothekario, um verdadeiro laboratório de drinks dentro da Pousada do Sandi, em Paraty

A Pousada do Sandi, que fica em um tradicional casarão no centro histórico de Paraty, inaugurou no final do ano passado o Apothekario, um bar de drinks sob o comando de Alexandre D’Agostino, do Apothek, referência de alta coquetelaria em São Paulo.

O bar, na verdade, é uma espécie de laboratório de criação de drinks, com receitas inovadoras com ênfase em ingredientes brasileiros, releituras de clássicos, cursos, etc. Mas também é uma galeria de arte, onde brilham litogravuras dos séculos XVIII e XIX, predominantemente da fauna e da flora da Mata Atlântica – em parceria com o projeto “Das coisas Naturais do Brasil” – que resgatam as raízes do Brasil.

“A intenção é estimular a brasilidade, a criatividade, a cultura e a arte com uma coquetelaria inovadora
Rodrigo Benez, CEO da marca Apothek

O Portal Mesa de Bar participou de uma degustação e traz aqui com exclusividade duas receitas do Apothekario. O Passion Tonic é o drink de maior sucesso do bar e o Kir Royal é um clássico sugerido pela casa que merece ser revisitado, principalmente nessa época de fim de ano.

Passion Tonic

Ingredientes:
– 1 cumaru
– 60 ml Maracujá
– 750 ml Espumante
– 300 ml Vodka
– 300 ml Carpano bianco
– Tonica
– Twist de limão
– Açúcar

Modo de preparo:
Numa Panela coloque o espumante, o maracujá e o cumaru (cortado em três pedaços). Misture bem e aqueça até ferver (sempre mexendo para o maracujá se misturar bem com espumante). Deixe 1 minuto fervendo e desligue o fogo. Espere baixar um pouco a temperatura e coe. Adicione duas colheres de sopa de açúcar e misture bem. Adicione a vodka e o vermute branco, espere esfriar e reserve. Sirva 75 ml em um copo alto com gelo, complete com a tônica e passe o twist de limão siciliano em volta da boca do copo.

Kir Royal

Ingredientes:
– 30ml de licor de cassis
– 1 cereja maraschino
– Espumante

Modo de preparo:
Numa taça flute coloque o licor de cassis e adicione a cereja. Em seguida, use o lado oposto de uma colher para ir derramando sobre ela o espumante bem devagar na taça para gerar um efeito visual dégradé.