A organização The Brand USA selecionou drinks que apareceram em séries e filmes a fim de inspirar roteiros de viagem pelos Estados Unidos
A temporada de premiações do cinema, como o Oscar e o Globo de Ouro, chegou e trouxe luz às produções do cinema e da TV nas quais aparecem drinks que interagem com a trama, como nos indicados “Oppenheimer” e “O Urso”, e que foram gravadas em diferentes cidades americanas. A organização The Brand USA – Visit os USA, que promove os Estados Unidos como destino turístico, sugere aos viajantes que planejam experienciar um destino no país a também se inspirarem em histórias e degustar os drinks clássicos locais tal qual os personagens do cinema e da TV.
Uma das mais badalas produções e premiada como a melhor série de comédia no Globo de Ouro e no Emmy, “O Urso” cativou o público com a história de um jovem chef que herda o restaurante do irmão e tenta transformá-lo em um grande negócio. A trama se passa em Chicago e é baseada em uma história real. O restaurante que inspirou o enredo está localizado em River North. Além das atrações mais clássicas de Chicago, como o Millenium Park e o Art Institute of Chicago, os fãs da série também podem incluir o Alice’s Lounge no roteiro, uma das locações da série e eleito como um dos melhores estabelecimentos da cidade pelo jornal Chicago Reader. Para uma experiência completa, os visitantes ainda podem pedir o drink clássico da cidade, o Chicago Fizz (Rum escuro, Vinho do Porto, suco de limão siciliano, xarope de açúcar, clara de ovo e água com gás).
Sucesso de bilheterias (e memes) em 2023, “Oppenheimer” tem diferentes cidades dos Estados Unidos como cenário. Los Alamos foi o principal local de filmagem para mostrar o desenvolvimento do Projeto Manhattan e as cenas de explosões teste foram feitas em Santa Fé, ambas no Novo México. É possível fazer um tour nas locações para ver de perto onde o filme foi rodado e conhecer os principais pontos de Santa Fé, como o centro histórico e o Museu Georgia O’Keeffe. A cidade oferece uma variedade de experiências culturais e os visitantes não podem deixar de ir em um bar local para provar o Chimayó (Tequila Blanco, Creme de Cassis, suco de maçã e suco de limão siciliano), drink clássico do Novo México.
Produções históricas
Os Estados Unidos são cenário das histórias e personagens mais famosos da indústria cinematográfica e, muitas vezes, eles são acompanhados por um drink clássico americano. Às vezes, a bebida é tão marcante em cena que se torna sinônimo da cidade em que a história se passa. É o caso do Cosmopolitan (Vodka, licor de laranja, suco de cramberry, suco de limão), drink preferido da protagonista Carrie Bradshaw na série “Sex and the City”. Nova York tem um papel central na série e existem diversos passeios turísticos que convidam o visitante a experimentar a cidade. Nova York também se tornou sinônimo do drink Old Fashioned após o sucesso da série “Mad Men”, passada na cidade nos anos 1960, e o clássico Manhattan, coquetel associado à atriz Marilyn Monroe.
Outro exemplo é o filme “O Grande Lebowski” que tornou famoso o coquetel White Russian (Vodka, licor de café e creme de leite) que, apesar do nome, foi criado nos EUA. A história gira em torno do personagem de Jeff Bridges, descrito como o homem mais preguiçoso de Los Angeles, que está sempre com o drink na mão. O White Russian, desde o lançamento do filme em 1998, se tornou sinônimo do filme a ponto de os fãs realizarem o “Lebowski Fest”, um festival com reexibição do filme regado a versões do drink. Para os que desejam conhecer a Los Angeles do “O Grande Lebowski”, é obrigatório tomar o drink em um bar local e visitar pontos clássicos da cidade, como o Observatório Griffith e a famosa Rodeo Drive.
Elvis Presley, o eterno rei do rock, colocou não apenas o Havaí no mapa como também o drink Mai Tai (Rum envelhecido, suco de limão siciliano, Curaçao de laranja, xarope de amêndoas e xarope de açúcar). Estrelado pelo astro, o filme “Feitiço Havaiano” conta a história de um soldado que volta para a casa dos pais, em Honolulu, e começa a trabalhar em uma agência de turismo. O drink é o favorito do personagem e ele faz parte de diversas cenas do longa. Os fãs de Elvis não podem deixar de experimentá-lo à beira mar, de conhecer os parques nacionais e as diferentes belas praias. Uma coisa é certeza: não faltam filmes, personagens e drinks icônicos para se inspirar e planejar uma viagem aos Estados Unidos.
Aperitivo no Brasil
Para enfatizar essa relação entre o cinema, os drinks e os destinos para viagem nos EUA, o escritório do Brand USA em São Paulo promoveu uma incrível degustação de drinks que foram “personagens” de filmes do cinema norte-americano no Subastor, renomado bar de alta coquetelaria da capital paulista. O Portal Mesa de Bar teve o privilégio de participar do encontro exclusivo para poucos convidados e pode provar uma sequência incrível de drinks que reproduzimos aqui as receitas para você se inspirar para a sua próxima viagem.
BRAND USA
O drink oficial do turismo dos EUA
Rum Carta Branca, xarope de flor de sabugueiro, licor de laranja com um toque de Curaçau Blue, abacaxi, mix de limões, spray de whisky defumado, chocolate branco e flor de sal
CHICAGO FIZZ
O drink da série “O Urso”
Run escuro, Vinho do Porto, limões, clara de ovo, xarope de açúcar e club soda
MANHATTAN
O drink do filme “Quanto mais quente melhor”
Whiskey Bourbon, vermute tinto e bitter angostura
OLD FASHIONED
O drink da série “Mad Men”
Whiskey Bourbon, xarope de açúcar e bitter angostura
MINT JULEP
O drink do filme “O Grande Gatsby”
Whiskey Bourbon, xarope de açúcar e folhas de hortelã
COSMOPOLITAN
O drink da série “Sex and the City”
Vodka, licor de laranja, suco de cramberry, mix de limões e xarope de açúcar
MARGARITA
O drink da série “Friends”
Tequila carta branca, licor de laranja, limões e flor de sal
VIRGIN MARY
O drink sem álcool do filme “Era uma vez em Hollywood”
Suco de tomate temperado à lá Subastor
VERY BERRY
O drink sem álcool do filme “Barbie”
Calda de framboesa e mix de limões
Mais informações no site: https://www.thebrandusa.com/