GASTRONOMIA NORDESTINA DE RAIZ ENCANTA O BROOKLIN

0
39818

O Restaurante Nordeste a Mesa no bairro paulistano do Brooklin aposta na gastronomia nordestina de raiz

Quando se fala em gastronomia nordestina, geralmente nos vem à mente iguarias como vatapá, acarajé, moqueca… Mas é preciso esclarecer que as citadas fazem parte da “gastronomia nordestina litorânea”. A gastronomia do sertão nordestino é diferente, uma vez que a região não conta com frutos do mar. Daí os pratos mais famosos são o baião de dois, a carne de sol e por aí vai.

Em se tratando de bebidas, o sertão é o berço da cachaça desde os tempos da colonização portuguesa. A tradição perdura e foram acrescentadas outras bebidas à tradição da região, como os icônicos Guaraná Jesus e a Cajuína São Geraldo.

O Portal Mesa de Bar foi convidado a experimentar as delícias oferecidas pelo Restaurante Nordeste a Mesa, no bairro paulistano do Brooklin. Idealizado pelo cearense Francisco Carneiro e por sua esposa Daniele Ferrer, o restaurante surgiu em 2008 nesta região ao redor da famosa “Avenida Berrini”, um dos centros de negócios de São Paulo, com o objetivo de trazer ao público a experiência da cultura e das tradições de raiz do sertão nordestino.

Toda a decoração do restaurante remete a uma viagem às canções de Luiz Gonzaga, aos contos de Ariano Suassuna e aos cenários por onde passaram Lampião e Maria Bonita. Há inúmeros objetos curiosos espalhados pela casa que vão desde literatura de cordel a mini esculturas, além de quadros de sabedoria popular espirituosas.

O cardápio

São seis opções de entrada, como Caldinho de Feijão bem temperado, Dadinho de Flocos de Tapioca com geleia de pimenta, Bolinho de Mandioca com Carne Seca e molho vinagrete e uma estupenda Barriga de Porco, que vem com limão, pimenta biquinho e um shot de cachaça. Entre os pratos principais há os mais conhecidos atores da culinária do sertão nordestino, como o Baião de Dois, Carne de Sol, Carne Seca e o tradicional Escondidinho. Há ainda opções veganas e vegetarianas. Tudo muito bem feito e saboroso.

Nas bebidas, recomendamos os sucos de frutas nordestinas, como cajá, cupuaçu, seriguela, graviola, umbu… que são realmente deliciosos! Quem prefere um refrigerante, não pode deixar de provar a Cajuína São Geraldo. Para entrar no clima, a casa oferece as cervejas Colorado Cauim (com adição de mandioca) e Colorado Indica (com adição de rapadura). Entre os drinks, destaque para as caipirinhas. A Cajueiro (excelente) que leva limão e caju, e a Sour Nordestino, que é a clássica de limão, ambas feitas com cachaça artesanal e adoçadas com rapadura.  

O Restaurante Nordeste a Mesa prima por fazer do simples algo memorável, com sabor, carinho, cuidado e cultura. Um pedaço do nordeste e do Brasil que o paulistano precisa conhecer e prestigiar.

NORDESTE A MESA
Endereço: Avenida Nova Independência, 453 – Brooklin.
Tel.: (11) 97634-9284
Horário: Todos os dias, das 11h às 16h.
Instagram: @nordesteamesa 

SEM COMENTÁRIOS