Miolo adquire a Bodega Renacer em Luján de Cuyo, na Argentina, uma das principais regiões vitivinícolas do mundo
A Miolo Wine Group nasceu em 1989 no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, e avançou pelo Brasil, desbravando novos terroirs. Em 35 anos, o grupo expandiu sua atuação para a Campanha Meridional com a Vinícola Seival, em Candiota (RS), em 2000; no Vale do São Francisco com a Vinícola Terranova, em Casa Nova (BA), em 2001, e na Campanha Central com a Vinícola Almadén, em Santana do Livramento (RS), em 2009. Agora, a empresa expande suas fronteiras além do Brasil ao adquirir a Bodega Renacer, em Luján de Cuyo, estreando seu quinto terroir na região da primeira Denominação de Origem da Argentina.
Há 20 quilômetros de Mendoza, aos pés da Cordilheira dos Andes, em Perdriel, a Bodega Renacer está situada em uma propriedade com 30 hectares de vinhedos – alguns deles com mais de 70 anos. Fundada pelo chileno Patricio Reich, a vinícola foi construída em 2003, exibindo torres e muros inspirados na Toscana, com galerias e jardins que lembram a Itália, uma homenagem às raízes familiares. Desde 2021, a Renacer possui Certificação de Vinha Biológica, reafirmando o compromisso com o meio ambiente e a produção sustentável.
Atualmente, com presença em mais de 40 países, os rótulos da bodega boutique se destacam por se enquadrarem em categorias super e ultra premium. São vinhos varietais e de cortes, que utilizam castas emblemáticas como a malbec, além de cabernet franc e cabernet sauvignon, e as brancas chardonnay e sauvignon blanc, entre outras. Seu portfólio já obteve premiação pela prestigiada revista Wine Spectator entre os 100 melhores vinhos do mundo.
Além de ser uma vinícola de excelência, a Bodega Renacer também é um destino consolidado de enoturismo, oferecendo aos visitantes uma variedade de experiências imersivas que celebram a cultura do vinho e a riqueza do terroir local. A cozinha argentina, por exemplo, é destaque no Restaurante Renacer, indicado pelo Guia Michelin 2024. O menu se baseia em ingredientes frescos e sazonais, refletindo uma cozinha local, com vocação para a sustentabilidade, que, juntamente com pratos da alta gastronomia, geram sabores únicos e experiências memoráveis. A Bodega oferece ainda a experiência Vinho e Tango, dois clássicos argentinos, passeio de bike pelos vinhedos, piquenique, visitas pela vinícola e degustações.
Com a aquisição da Bodega Renacer, a Miolo entra no grupo das marcas internacionais do vinho, produzindo rótulos em diferentes regiões e estilos, oferecendo ao mercado global um portfólio amplo e diferenciado. A operação em Mendoza proporcionará também ao grupo um verdadeiro intercâmbio tecnológico, de conhecimento e de experiências.
“Para nós da Miolo, vai ser um passo importante na internacionalização da empresa e na expansão de um novo terroir, nosso quinto terroir. Com isso, também mantemos viva nossa essência de viticultores ‘desbravadores’, desde 1897, quando Giuseppe Miolo chegou ao Brasil, atravessando o Atlântico para plantar suas primeiras vinhas. Agora, nós atravessamos a fronteira do Brasil em busca desse novo terroir”
Adriano Miolo, Diretor Superintendente da Miolo Wine Group
“Esses 20 anos foram uma jornada extraordinária, repleta de aprendizados, conquistas e, acima de tudo, de relacionamentos valiosos com cada um dos nossos colaboradores, fornecedores, importadores, distribuidores e amigos que foram pilares fundamentais em nossa trajetória. Não encerramos um capítulo, pelo contrário, abrimos um novo cheio de possibilidades. Confiamos plenamente que a família Miolo, com a sua vasta experiência, liderança, posicionamento e visão inovadora, levará a Renacer a novos patamares, respeitando sempre a essência e os valores que definiram a nossa adega desde a sua criação. Estamos convencidos de que este novo capítulo com a família Miolo trará consigo oportunidades de crescimento e consolidação que fortalecerão ainda mais o nosso legado no mundo do vinho”
Patricio, Susana, Patricio Jr, Cristian e Lia da família Reich
Mais informações no site: https://www.miolo.com.br/ ou no Instagram: @grupomiolo