A campanha “Apoie Um Restaurante”, de Stella Artois, está de volta para ajudar estabelecimentos afetados pela crise

Criado em 2020, a campanha “Apoie Um Restaurante”, promovida pela cerveja Stella Artois consiste na venda de vouchers para uso futuro. Com a situação do setor em níveis preocupantes, a marca resolveu retornar com a campanha com apoio da Nespresso. A campanha vai proporcionar descontos de 50% para quem adquirir os vouchers, bancados pela parceria. A estimativa de aporte é de pelo menos R$ 3,2 milhões para o setor.

A campanha é louvável e se engana quem acha que o pior já passou. Após um ano desde o início da pandemia, os restaurantes do Brasil continuam lutando pela sobrevivência – é o que aponta uma pesquisa recente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Dos dois 2 mil empreendedores entrevistados, 91% disseram ter problemas para pagar integralmente os salários de abril e 73% precisaram realizar demissões nesses primeiros meses do ano.

Os estabelecimentos estão impossibilitados de funcionar plenamente, por isso a Ambev, que produz a cerveja Stella Artois no Brasil, resolveu retomar o apoio na tentativa de amenizar os impactos econômicos para o segmento. Com esse desconto de 50% nos vouchers, a companhia espera que o consumidor participe, ainda mais que ele poderá usar esse crédito no futuro, quando os restaurantes voltarem a atender presencialmente e puderem recebê-los novamente.

A Nespresso, que entrou como parceira no ano passado, volta a contribuir. Juntas, as marcas estão investindo R$ 1,6 milhão. Se a adesão dos consumidores for substancial, o aporte pode dobrar, chegando a um total de R$ 3,2 milhões. São 32 mil vouchers, com validade até 31 de dezembro de 2021 e possibilidade de postergação do prazo de uso de acordo com as políticas de circulação de cada região. Na retomada do projeto, até 3,2 mil restaurantes podem aderir gratuitamente se cadastrando pelo site.

Repaginada pelo aplicativo Get In, também parceira da Ambev na campanha, vai seguir a mesma dinâmica adotada anteriormente: o consumidor acessa apoieumrestaurante.com.br, onde pode adquirir um voucher de R$ 100 pagando apenas R$ 50 para usar presencialmente no futuro, quando os estabelecimentos voltarem a abrir suas portas. Os restaurantes recebem 100% do valor da venda dos vouchers como capital de giro.

Uma grande mudança nessa segunda versão da campanha atendeu à uma demanda do público que, no ano anterior, podia adquirir o voucher de apenas um restaurante. Agora é possível comprar até três vouchers por CPF. Cada estabelecimento poderá vender até 100 cupons. O app Get In ainda complementa a experiência do usuário, trazendo a possibilidade de que ele garanta a reserva do restaurante no melhor dia e horário disponível para utilização do voucher.

“Faz parte do nosso posicionamento como companhia olhar sempre para o ecossistema em que estamos inseridos e refletir sobre como podemos ir além do nosso papel como marca. No caso de Stella Artois, temos uma relação de longa data com a comunidade da gastronomia, o que nos motivou a criar o ‘Apoie Um Restaurante’ em 2020. O movimento alcançou mais de 4 mil restaurantes em pelo menos 300 cidades do Brasil e, neste novo momento em que a pandemia nos apresenta um cenário ainda mais delicado, entendemos que a iniciativa precisava voltar para tentar ajudá-los a passar por mais esse desafio”
Mariana Porto, head de marketing de Stella Artois

“Desde o início da pandemia, a Nespresso vem contribuindo com os restaurantes, bares e cafeterias em diversas frentes, que vão desde a produção de um guia digital, com recomendações e protocolos para o serviço de cafés, até a iniciativa ‘Apoie um Restaurante’. Para nós, é relevante fazer parte deste movimento pelo segundo ano consecutivo, pois temos um olhar consistente sobre toda a cadeia e somos parceiros do segmento”
Marcos Djinishian, Head de Marketing da Nespresso Brasil

Graças também à participação da Donus, plataforma de serviços financeiros da Ambev a pequenos e médios varejos, as operações de compra e venda dos vouchers serão isentas de taxas, direcionando o valor integral das arrecadações para os estabelecimentos participantes. Os restaurantes ainda poderão utilizar a plataforma completa de gestão Get In por dois meses gratuitos, onde terão acesso não apenas ao gerenciamento de vouchers, mas também a recursos como cardápio digital e o sistema de filas e reservas.

O Portal Mesa de Bar parabeniza todos os envolvidos na campanha que certamente irá contribuir para amenizar os impactos econômicos da pandemia no setor de bebidas.