Trivento é o vinho argentino mais vendido do mundo pelo quarto ano consecutivo

A Bodega Trivento, vinícola argentina integrante do grupo Viña Concha y Toro, celebra mais um ano como a marca argentina de vinhos mais vendida mundialmente, conforme anunciado pelo relatório de 2023 da IWSR Drinks Analysis Ltd. Este é o quarto ano consecutivo em que a Trivento se destaca globalmente em valor de vendas. No Brasil, é a segunda marca argentina de vinhos em vendas, com crescimento de 48% em valor e 60% em volume no primeiro semestre de 2024.

Desde o lançamento há cinco anos, a Trivento se consolidou como a segunda marca com maiores vendas líquidas dentro do grupo. Em 2023, a empresa registrou um crescimento de 18% em volume e 21% em valor composto anual (CAGR), evidenciando sua liderança contínua no mercado global de vinhos argentinos.

A estratégia comercial da Trivento incluiu a introdução de vinhos premium e de luxo, expandindo sua presença em mais de 60 mercados globais. O Trivento Reserve Malbec, por exemplo, é o vinho tinto mais vendido no Reino Unido e está entre os principais malbecs nos Estados Unidos e México. A expansão da marca registra aumentos significativos nas vendas não apenas na Argentina, mas também nos Estados Unidos, México, Reino Unido e Brasil.

“Nosso compromisso com a inovação e a compreensão das preferências dos consumidores tem sido fundamental para nosso sucesso”
Marcos Jofré, CEO da Trivento

Crescimento no Brasil

No primeiro semestre de 2024, a Trivento conquistou crescimentos significativos no mercado brasileiro em comparação com o mesmo período do ano passado. Em valor, a marca obteve um aumento de 48% no acumulado e, em volume de vendas, cresceu 60%. Na variedade de vinhos, o Malbec Branco, primeiro malbec vinificado em branco do mundo, representa 72% a mais em valor composto anual (CAGR) e 75% de aumento em volume. O Trivento White Malbec lidera as vendas de vinhos brancos argentinos no Brasil. Em 2023, a Trivento vendeu 38% a mais de caixas (44.728) e garrafas (536.736) no Brasil, sendo que o Tinto aumentou em 48% seu valor composto anual (CAGR) e 58% e o Rosé 84% e 102%, respectivamente.

“A uva Malbec é a favorita do brasileiro, e a Argentina produz 85% de todo o Malbec consumido no mundo. São bebidas de alta qualidade e com bom custo-benefício, já que não há imposto de importação para vinhos argentinos”
Marcos Jofré, CEO da Trivento

Dados da Nielsen mostram que os vinhos argentinos cresceram 17% em valor e 16,9% em volume de garrafas no Brasil, enquanto os importados do Chile ampliaram 3,2% e 4,9%, respectivamente.

Reconhecimento Mundial

O Trivento Reserve Malbec Tinto obteve expressivas pontuações nos principais rankings de vinhos do mundo por oito anos consecutivos. Em 2016, a Decanter atribuiu 90 pontos ao vinho e, em 2017, subiu a classificação para 91. Em 2018, Tim Atkin deu nota 91. A Decanter voltou a pontuar o Trivento Reserve Malbec em 2019, com 93 pontos. No mesmo ano, James Suckling deu nota 92. Em 2020, tanto Atkin quanto Suckling atribuíram 91 pontos ao vinho. Em 2021, Atkin continuou classificando o Trivento Reserve Malbec, agora com 92 pontos, repetindo essa pontuação no ano seguinte. Também em 2022, Suckling e a Decanter atribuíram nota 90 ao vinho.

Em relação ao desempenho em grandes mercados, a Trivento se destaca em diversos continentes. No Reino Unido, a marca teve crescimento de 8,5% no segmento argentino, e o Trivento Reserve Malbec lidera as vendas de vinhos tintos de todas as origens. Nos Estados Unidos, é a segunda marca de vinho argentino, com crescimento de 27% em valor e 25% em volume. No México, o Trivento Reserve lidera a categoria argentina no segmento de MX$ 200-300, com crescimento de 32% em valor e 35% em volume.

Fundada em 1996, a Bodega Trivento é uma referência nos vinhos de alta gama da Argentina, com vinhedos situados em Maipú, Luján de Cuyo e Valle de Uco em Mendoza. Mais informações, no site https://trivento.com/ ou no Instagram: @trivenbrasil