Brasília acaba de receber a Vinícola Brasília, uma sociedade de 10 vinhedos com bons rótulos produzidos com práticas sustentáveis e fomento à economia local
Acaba de ser inaugurada na Capital Federal a Vinícola Brasília, uma sociedade de dez vinhedos da cidade – Casa Vitor, Ercoara, Horus, Marchese, Miro, Monte Alvor, Oma Sena, Alto Cerrado, Villa Triacca e Vista da Mata.
O foco está na produção de vinhos finos, implementando processos inovadores, colheita de inverno e práticas sustentáveis, impulsionando a economia local com geração de empregos e movimentando o enoturismo. No cronograma estão previstos tours pelos vinhedos, degustações guiadas, cursos de vinhos e eventos especiais.
Vinho em Brasília
A história por trás da Vinícola Brasília começa ainda nos anos 1970, após a criação de Brasília, período em que muitos imigrantes do Sul do país, principalmente, vieram à capital para aproveitar as terras férteis e produtivas. Os vinhos se tornaram uma paixão e cresceu a vontade de tornar a região uma referência nacional na produção de uvas de alta qualidade para produção de vinhos finos.
Hoje, a Vinícola Brasília é administrada por dez famílias que se uniram com esse propósito na região do PAD-DF (Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal), tendo a Syrah como a principal casta tinta. Os primeiros vinhedos foram implantados em 2018 e propiciaram o cultivo de outras castas, como Tempranillo, Cabernet Franc, Marselan, Sangiovese, Grenache e Malbec e as brancas Sauvignon Blanc e Viognier.
O projeto tem sido um verdadeiro laboratório de criatividade e colaboração e a Vinícola Brasília se tornou um farol de inovação e progresso na região. Consultores franceses e enólogos do Sul do país contribuíram para o processo de criação, enquanto os renomados Studio AZ e Lazzeri Arquitetos somaram com sua expertise no projeto arquitetônico das instalações, criando um ambiente que harmoniza o moderno com o tradicional inspirando os amantes do vinho em mais de 1.800 m².
A estrutura física para vinificação é unificada entre todos os sócios, com equipamentos e maquinários de uso comum para a produção de vinhos a partir do blend das uvas dos vinhedos do grupo, e também para a produção de rótulos com identidade e estilo próprio de cada vinhedo.
Sustentabilidade é outro elemento importante. O empreendimento prioriza práticas sustentáveis, como a conservação da água com sistemas de irrigação eficientes, reutilização e outras técnicas que reduzem o desperdício assegurando também a qualidade das uvas. Além disso, os vinhedos estão inseridos em uma área onde há preservação e cuidado com vegetação nativa e seus ecossistemas.
Novos rótulos no mercado
O lançamento oficial da Vinícola Brasília traz consigo a apresentação de cinco rótulos, além do já aclamado vinho Monumental Syrah, lançado em 2023 e reconhecido como um dos 16 rótulos mais representativos na Avaliação Nacional de Vinhos da safra do mesmo ano, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. O vinho foi o único que utiliza a técnica de dupla poda no Brasil a ser premiado entre 500 rótulos avaliados pelo júri.
Os outros rótulos são: o Rosé Pilotis, um blend das uvas Syrah e Tempranillo, com aroma delicado de cereja, ameixa e maçã; o Sauvignon Blanc Cobogó, vinho intenso e aromático com pera, melão, goiaba, figo e notas de arruda e broto de tomate; o Malbec Syrah Croqui, vinho tinto encorpado que harmoniza bem com carnes vermelha, suína, massas e queijos fortes; o Malbec Alvorada, vinho tinto encorpado amadurecido 18 meses em barricas de carvalho, com grande potencial de guarda e o Syrah Alvorada, vinho tinto encorpado e amadurecido 12 meses em barricas de carvalho e fácil de harmonizar com uma grande diversidade de pratos, em especial carnes, aves e queijos fortes e maturados.
Mais informações no Instagram: @vinicolabrasilia