Vinícola La Grande Bellezza lança um espumante laranja e um nature 100% chardonnay

A Vinícola La Grande Bellezza, situada em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, considerado um dos melhores terroirs para espumantes no Brasil, acaba de lançar um espumante laranja e um nature blanc de blancs (feito exclusivamente com a variedade chardonnay) especialmente para celebrar a chegada de 2025. Foram produzidas apenas 1.000 garrafas de cada espumante, todas numeradas.

Fundada em 2017, a vinícola La Grande Bellezza trabalha com uvas de vinhedos próprios, com exceção da casta trebbiano toscano, produzida por parceiros no município vizinho de Farroupilha. É a trebbiano toscano que compõe 90% do Mademoiselle Lili (e 10% chardonnay), do recém-lançado espumante laranja. Ele fermenta com as próprias cascas por 10 meses em contato com as leveduras em barricas antigas de carvalho francês, o que confere ao vinho o tom alaranjado e os taninos que lhe imprimem corpo e complexidade, com 12,5% de teor alcoólico.

O nome Mademoiselle Lili é uma homenagem à filha do chef Benoit Mathurin, do Esther Rooftop, em São Paulo. Discreto perfil oxidativo do Mademoiselle Lili o faz um espumante extremamente gastronômico, com notas de frutas secas, maçã, frutas tropicais e levemente amadeirado. Uma perfeita fusão entre o classicismo francês e o Brasil exuberante. Versátil, ele acompanha tábua de frios, queijos, risotos, aves, carnes e peixes grelhados, além de pratos agridoces.

Já o espumante La Grande Bellezza Nature Blanc de Blancs é elaborado com parcelas e clones selecionados de chardonnay, para manifestar a melhor expressão do terroir da propriedade. É um espumante zero dosage (sem adição de açúcar), com estágio de 30 meses em contato com as leveduras. Trata-se de um vinho de paladar seco, com acidez refrescante e 10,5% de teor alcoólico, que desenvolve melhor seus atributos quando servido bem gelado, entre 6°C e 8°C. No olfato, frutas cítricas, compota de abacaxi e pão tostado. É o acompanhamento ideal para frutos do mar e peixes mais gordurosos, que pedem um vinho com acidez robusta.

A Vinícola La Grande Bellezza é a realização do sonho de um casal apaixonados por vinho e gastronomia. Em 2017, Cristiana Petriz e o marido decidiram se fixar nas superfícies elevadas Serra Gaúcha para executar o projeto, com produção baseada na autenticidade e no respeito ao terroir. Seu catálogo oferece 18 rótulos, entre espumantes, tintos varietais, cortes, branco e rosé de Grenache. Mais informações no site: https://villalagrandebellezza.com.br