Acaba de chegar ao Brasil o champagne Cristal 2016, nova e aguardada safra de um dos champagnes mais icônicos do mundo
Acaba de chegar ao Brasil o champagne Cristal 2016, nova e aguardada safra de um dos champagnes mais icônicos do mundo. Importada para o país com exclusividade pela Épice Importadora, a Cristal 2016 destaca-se pelo equilíbrio, elegância e precisão fora do comum. Esta obra-prima da Maison Louis Roederer revela o potencial máximo do melhor terroir de Champagne combinado à expertise excepcional em viticultura e a um profundo respeito pela natureza.
“O Cristal 2016 é simplesmente fenomenal! Proveniente de uma safra fresca e tardia, revela um equilíbrio raro entre a intensidade dos aromas puros, vibração energética, paladar suculento e final salino e calcário. Ele encarna o equilíbrio perfeito do Cristal”
Jean-Baptiste Lécaillon, Mestre de Cave do champagne Cristal



O Cristal é a joia da coroa da Maison Louis Roederer. Criada em 1876 a pedido do Czar Alexandre II, este champanhe excecional provém de 45 parcelas de vinhedos, na sua maioria grands crus, e é produzido apenas em anos em que as uvas atingem a maturidade perfeita. É o caso da safra 2016, que foi elaborada a partir das melhores parcelas cuidadosamente selecionadas e cultivadas de forma orgânica em sete grands crus dedicados exclusivamente ao Cristal – Verzenay, Verzy, Beaumont-sur-Vesle, Aÿ, Avize, Le Mesnil-sur-Oger e Cramant.
Uma primavera fresca, seguida de um verão quente e um período de colheita bastante seco e ensolarado, permitiram que as uvas atingissem uma maturidade perfeita, oferecendo uma estrutura frutada incomparável e uma textura sedosa. A poderosa intensidade dos grandes pinots noirs e a frescura cristalina dos chardonnays uniram-se em perfeita harmonia para criar um champanhe muito fino, puro e intenso.
No nariz, o Cristal 2016 revela um bouquet rico e complexo, no qual flores brancas e aromas de citrinos harmonizam-se com notas de frutas amarelas maduras e sutis toques iodados. No paladar, as bolhas são suaves, perfeitamente integradas, revelando um final calcário e salino de notável persistência.
A Maison Louis Roederer
Criada em 1776 e, atualmente, dirigida por Frédéric Rouzaud, a Louis Roederer é uma das últimas grandes casas de Champagne independentes de propriedade familiar.
Fundada e ainda hoje localizada em Reims, onde produz seu multi-vintage Collection e o cultuado champagne Cristal, ela leva o nome do homem que, em 1841, colocou em prática o que era uma visão de vanguarda na época: adquirir suas próprias vinhas para controlar todas as etapas de sua produção de vinho. Louis Roederer comprou parcelas de vinhedos nos melhores terroirs de Champagne, nos grands crus e premiers crus da Montagne de Reims, Côte des Blancs e Vallée de la Marne, e começou a construir um patrimônio de vinhedos – hoje cobrindo 250 hectares, 135 dos quais são certificados como orgânicos (selo AB na França).
A equipe atual, liderada por Jean-Baptiste Lécaillon, responsável pelas caves e vinhas, continua desenvolvendo esse legado, inovando constantemente e explorando novos caminhos. Esta é uma filosofia e um conjunto de valores que a Louis Roederer compartilha com as outras empresas do grupo, reunidas sob o selo “Roederer Collection”.
Mais informações nos sites: www.louis-roederer.com e www.epice.com.br, no Facebook: @louisroedererofficial e nos Instagram: @louisroederer_ e @epice_vinhos
![]() |