CARREFOUR COMEMORA SUCESSO DE SUA LINHA DE CERVEJAS

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A linha NAUTA de cervejas próprias do Carrefour, comemora um ano com 10% de crescimento em vendas e projeta novos rótulos sazonais em garrafas e latas

Há exatamente um ano, em junho de 2020, o Carrefour decidiu lançar a NAUTA, uma linha própria de cervejas. A grande rede supermercadista resolveu que para tanto seria necessário formar parcerias com cervejarias experientes e com grande capacidade produtiva. As escolhidas foram a paranaense Way Beer (garrafas) e Startup Brewing (latas), de Itupeva, interior de São Paulo.

Ao completar um ano, a NAUTA é um sucesso na categoria das cervejas artesanais no Carrefour ao atingir um crescimento de 10% nas vendas desde que foi lançada. A linha iniciou sua jornada pelas gôndolas da rede com seis opções de rótulos em garrafa e cinco versões em lata. Mas, atualmente, são seis versões de cada.

Os rótulos de 600 ml, produzidos pela cervejaria Way Beer tem receitas artesanais inspiradas nos países especialistas na produção de cerveja. A Bohemian Pilsner (República Checa) é uma cerveja equilibrada, com amargor presente e aromas florais. A Indian Pale Ale (Estados Unidos) recebe os lúpulos americanos ekuanot e mosaic, na fervura e também no dryhopping, que intensificam ainda mais seu aroma e sabor cítricos. A Irish Red Ale (Irlanda) é elaborada com maltes caramelizados e tostados, que lhe conferem uma cor avermelhada e um leve dulçor em contraste com o amargor dos lúpulos americanos.

A Weissbier (Alemanha), também chamada de Hefeweizen, é um estilo de cerveja típica da Baviera e de sua capital, Munique, feita com malte de trigo e de cevada, não filtrada, com um leve aroma de banana e cravo. A Blond Ale (Bélgica) é uma cerveja de alta fermentação, seca, com teor alcóolico presente e deliciosas notas picantes de cravo. E a Amburana Ale (Brasil) também é uma cerveja de alta fermentação que recebe uma variedade de maltes caramelizados e tostados, ressaltando o sabor da madeira brasileira amburana, que confere um dulçor para a cerveja e diminui a percepção do álcool.

Já as opções produzidas pela Startup Brewing vão do clássico ao inovador. A Witbier é uma cerveja clara, aromática, muito refrescante, de cor amarelo palha, corpo leve, com uma forte presença cítrica da laranja, final seco e com uma leve condimentação característica do estilo. A Belgian Saison é uma cerveja dourada, de corpo médio, com um frutado marcante do suco de uva e um final seco. Uma ótima opção para os apreciadores de vinho.

São duas receitas da famosa IPA. A mais leve é a Session IPA, uma cerveja com menos álcool, dourada e de corpo leve. Tem notas cítricas e herbais, refrescância, amargor levemente persistente e um final seco. Já a American IPA é mais encorpada, de dourado intenso e corpo médio. As notas do malte remetem ao toffe e equilibram com o amargor herbal e terroso. Uma IPA muito saborosa.

A Hoppy Lager é uma American Larger com mais adição de lúpulos no dryhopping, de cor dourada e corpo leve, com notas cítricas e tropicais, marcantes no aroma e no leve amargor, com final de seco e refrescante. E, por fim, a American Porter é uma cerveja escura, de corpo médio-baixo, com malte tostado que imprime a ela notas intensas de chocolate amargo e coco. Uma grande descoberta para quem deseja conhecer este estilo de cerveja escura tão apreciado pelos europeus.

Mercado

Apesar de comercializar cervejas de marca própria em outros países, como Espanha, França e Bélgica, foi a primeira vez que o Carrefour vendeu uma linha própria no Brasil.

“No Carrefour, colocamos nossos consumidores sempre no centro de nossas decisões, oferecendo uma solução completa para sua jornada de compras. Por isso, estamos sempre buscando entender suas características e necessidades. A criação de uma marca própria de cervejas artesanais surgiu exatamente desse ponto, já que não há dúvida que a cerveja é uma das bebidas preferidas dos brasileiros e a procura pelas linhas artesanais tem sido cada vez maior”
Allan Gate, diretor de Marca Própria

Com a marca NAUTA, o Carrefour passou a se posicionar no segmento de cervejas artesanais com uma gama de produtos variados, de alta qualidade e a preços justos. Os rótulos de 600 ml produzidos pela cervejaria Way Beer custavam R$ 11,99 no lançamento e hoje custam R$ 13,99. Já as opções em lata, de 350 ml, produzidas pela Startup Brewing custavam R$ 7,99 e hoje custam R$ 8,99 (a única exceção é a Hoppy Lager, que tem 473 ml e custa R$ 10,99).

“Nosso objetivo é tornar esse mundo acessível a um público mais amplo e permitir que os consumidores descubram vários estilos de cerveja, dos grandes clássicos aos mais inovadores”
Allan Gate, diretor de Marca Própria

Ao completar um ano, a Nauta comprovou seu sucesso de vendas na rede varejista brasileira. A intenção inicial era atingir uma participação de 10% da categoria das cervejas artesanais do Carrefour.

“Já nesse primeiro ano a receptividade dos clientes às cervejas NAUTA tem sido bem positiva! Crescemos uma média de 10% e atingimos nosso objetivo inicial. Esse número tende a evoluir ainda mais, levando-se em conta o foco que temos dado em inovação. Recentemente, lançamos uma versão sazonal mais leve, a Hop Lager. Além disso, estamos planejando mais um novo sabor sazonal para o período do Oktoberfest e final de ano”
Allan Gate, diretor de Marca Própria

O Portal Mesa de Bar parabeniza o Carrefour e as cervejarias Way Beer e Startup Brewing por levarem ao grande público o prazer de beber cervejas artesanais com qualidade a preços acessíveis.  

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